Ah... Sofia!!! Menina linda, enorme, e muito esperada!
Lucélia, mãe de Sofia, me permitiu acompanhar sua gestação logo do princípio.
A gravidez decorreu tranquila, sem grandes problemas. Lucélia sempre muito tranquila demonstrava sua alegria em guardar e aguardar a pequenina.
Nas três últimas semanas de gestação me mantive mais próxima delas, já que o papai estava trabalhando em outra cidade e não pôde acompanhar fisicamente toda a gestação.
Visitei Lucélia em 11 de outubro, fui tão bem recebida! Conheci o quartinho e todos os mimos que esperavam por Sofia. Tivemos um fim de tarde e parte da noite muito agradáveis, Lucélia e eu conversamos sobre suas expectativas em relação à chegada da princesinha e suas preferências em relação ao parto e cuidados primários na Casa de Parto. Ela me contou que queria um parto tranquilo, que sua filha nascesse da maneira mais amena possível, não tinha expectativas em relação à posição para parir, só queria se sentir livre para deixar a natureza agir.
Fiquei tão feliz em visitá-la, minhas energias sempre se renovam na presença de mulheres que gestam, e se tratando da Lucélia, havia algo maior que nos unia, uma espécie de cumplicidade, já que a conheço há dois anos e acompanhei parte de suas expectativas em relação à maternidade.
Durante a semana que se seguiu, me comuniquei com a Lucélia por telefone, acalmando-a, esclarecendo suas dúvidas e claro "babando" naquele barrigão. Sentia que a cada dia que se passava, Lucélia ficava mais ansiosa para a chegada de Sofia. Quando os pódromos se intensificaram e a dilatação começou, Lucélia imaginou que Sofia já estava chegando imediatamente. Acredito que parte dessa angústia para a recepção da pequena, vinha da necessidade que Lucélia sentia de ter Cleber, seu companheiro por perto. Por várias vezes ela me contava do desejo que Sofia viesse logo, para que o pai pudesse acompanhar tudo de perto. Mas como bem sabemos a natureza tem seu curso, o que me cabia era escutá-la, tranquilizar sobre o processo que seu corpo estava passando, me disponibilizar.
Por algumas vezes nas semanas que se seguiram, Lucélia buscou Mírian (EO) e o Hospital Sofia Feldman, com a esperança de acelerar todo o processo. Me senti angustiada em alguns momentos, por saber da pressa de Lucélia para que Sofia chegasse. Para a minha alegria, Lucélia estava muito bem amparada. Tanto no Sofia, quanto com Mirian a sugestão era a mesma, que Lucélia tivesse calma, esperasse um pouco mais para tomar alguma atitude que viesse a acelerar o tempo de Sofia.
No dia 22 de outubro por volta das 14 horas recebi um telefonema de Lucélia me avisando que havia ido fazer um escalda-pés na maternidade e que como estava com quase 4 cm de dilatação, o médico a sugeriu que já ficasse internada. Como Lucélia estava tranquila, não estava se sentindo incomodada com nada e também não estava com contrações, combinei com ela que voltaria a ligar as 19 horas para saber como ela estava e se necessário iria a seu encontro. Agi assim instintivamente, acreditava que aquele ainda não seria o momento que Sofia nos agraciaria com sua presença. Mais tarde como o combinado, liguei para Lucélia e Cleber seu esposo me disse que haviam feito o BCF e estavam a espera do médico para que avaliasse e se tudo estivesse normal fossem liberados para voltar para casa. E assim tudo ocorreu...
No sábado de manhã, Lucélia me ligou avisando que iria novamente ao hospital para ver se estava tudo bem com Sofia e induzir o parto. Bia, a enfermeira de plantão na casa de parto da maternidade, tranquilizou Lucélia e a orientou a dar um pouco mais de tempo para Sofia. Lucélia e Cleber foram para Nova Lima descansar um pouco e se desconectarem da pressão para que o parto começasse.
As 16 horas voltei a ligar para Lucélia, ela me disse que estava se sentindo muito bem, havia comido jabuticaba e as contrações começaram a se intensificar, fomos interrompidas por uma forte contração... as 19h40min por ligação, Helena minha doula-backup, avisou que Lucélia estava na casa de parto do Sofia. Me organizei e fui ao encontro do casal.
Cheguei na CPN do Sofia as 20h55min, Lucélia estava na cama do quarto principal. Me saudou com um sorriso e disse da alegria em me ver ali. Ela e Cleber estavam muito próximos de conhecerem sua princesinha. Me posicionei ao seu lado e ali permaneci, quando as contrações vinham fazia massagem, segurava sua mão. Lucélia pediu anestesia, explicamos (Bia e eu)que naquele momento a anestesia iria retardar o parto e que provavelmente antes de começar a fazer efeito, Sofia já tivesse nascido. Lucélia então abandonou a idéia, na contração seguinte Sofia apontou, sugerimos a ela que colocasse a mão para sentir a cabeçinha de sua filha. Acredito que aquele momento motivou Lucélia, mais duas ou três contrações vieram e em seguida Sofia nasceu,as 21h33min. Cleber esteve todo o tempo do expulsivo presente no quarto, mas preferiu não participar ativamente, para ele era um momento muito intenso e só a sua presença já era um grande feito.
Quando coloquei Sofia no peito de Lucélia, ela e Cleber choraram de emoção. Pela primeira vez os três se encontraram, foi uma cena linda ver aquela família. Lucélia teve seu tão sonhado parto natural, sem enema, sem episiotomia, sem anestesia e Cleber cortou o cordão umbilical. Sofia nasceu saudável e forte. A mamãe logo após o parto, já estava tomando banho. Lucélia amamentou Sofia na primeira hora e permaneceu com sua filha durante todo o tempo.
Agradeço imensamente a esta linda e abençoada família por me permitir participar de um momento tão especial em suas vidas, e a Deus por dar força e coragem a essas mulheres maravilhosas que parem suas crias da maneira mais bela e natural.
"Parto, Partir, Deixar ir, Libertar, Soltar, Entregar, Trazer à luz, Não é dar a vida. É doar à vida. É desapego. É por isto que dói tanto!" MARIA GORETI ROCHA - Vila Velha/ES
"A chegada da Sofia neste mundo é a prova de que Deus ainda acredita nos homens"
ResponderExcluirÉ com esta frase que resumo todas as emoções, incertezas, alegrias, tristezas e percalços que eu e a Lucélia(Lulu) passamos até podermos sentir esse momento inesquecível!
Sofia é a confirmação do meu amor pela Lulu. Ela sabe do que estou falando....
Passamos por muitos momentos difíceis, mas o sabor da conquista é infinitamente maior!
Sempre digo a Lulu que Deus sempre está ao nosso lado e nesse momento tão importante temos alguns anjos que estão de plantão!
Gostaria de agradecer e muito a presença e participação dos anjos:
Mirian, com sua paciência em atender todos os dias e acalmar a Lulu.
Doula Vanessinha, que com sua calma, palavras doces e gestos passar sua tranquilidade.
Luciene(irmã da Lulu), que está dedicada a cuidar da sobrinha passando todo o carinho e amor.
Obstetra Bia e de toda a equipe do Sofia Feldman que nos atendeu com toda competência e carinho.
Que Deus ilumine à todos e certamente ELE sempre acreditará nos homens principalmente em pessoas como VOCÊS!
Cleber, pai da Sofia e certamente um dos homens mais felizes do mundo!
Realmente a Sofia é um milagre de Deus, Cleber. Foi maravilhoso fazer parte dessa história. Obrigada à você e a Lucélia por me deixarem participar de um momento tão íntimo nas suas vidas! Foi um prazer imenso, e é muito bom saber que fui útil. Um grande abraço e muito leite para essa princesinha!
ResponderExcluirque emoção amiga! parabéns por mais um acompanhamento de parto! E que venham mais Sofias nesse mundo para iluminar e fazer parte de sua carreira! beijinhos
ResponderExcluirÉ muito emocionante mesmo amiga. Me sinto extremamente realizada em participar de momentos assim! É bom saber que as pessoas estão buscando um nascimento mais digno para essas crianças e mães. Amém, que venham muitas crianças saudáveis e famílias felizes!!!
ResponderExcluirNOSSA AMIGA QUE DEUS POSSA CONTINUAR TE ABENÇOANDO A CADA DIA E RENOVANDO ESSE DOM MARAVILHOSO QUE E PODER ESTAR AO LADO DE MULHERES NO MOMENTO MAIS BONITO E ESPECIAL DA SUA VIDA.. PARABENS POR ESSA CONQUISTA....
ResponderExcluir